terça-feira, 22 de abril de 2008

Documento de Visão Compartilhada v1.1

M.A.I.S.: Múltiplo Ambiente Interativo de Sugestões
  • Introdução: O MAIS será um produto para dispositivos móveis que agrega numa rede social um sistema de recomendação, auto-sugestão e compartilhamento de conteúdo multimídia. O conteúdo é dividido em áreas, tais como: eventos, fotos, aplicativos, lazer, alimentação, etc. O usuário do produto poderá incluir sugestões para as diversas áreas, receber e avaliar sugestões de outros usuários, fazer buscas das sugestões mais bem avaliadas, etc. Tudo isso em qualquer lugar que ele esteja, basta estar conectado na rede. MAIS é um aplicativo ideal para atender usuários de celular que buscam de forma prática sugestões boas de atividades nas horas de tédio ou quando o tempo está apertado, ou quando desejam conhecer coisas novas. Também possui um ambiente propício para fazer agendar e visualizar eventos.
  • Contextualização e caracterização da proposta:
    • Oportunidades: O desenvolvimento deste produto se dá em um momento de lançamento de uma nova plataforma para dispositivos móveis. Tal plataforma tem como suporte um grande conglomerado de indústrias de tecnologia dispostas a implementá-la em seus produtos, sendo assim, uma oportunidade excelente para o desenvolvimento de produtos que sejam tão inovadores quanto essa iniciativa. O aproveitamento do boom de lançamento da plataforma trará publicidade gratuita à todos os produtos para ela desenvolvidos, podendo ocasionar uma fantástica oportunidade de negócio. O produto oferecerá oportunidade de marketing de terceiros e irá aumentar a demanda por serviços de dados nas operadoras (como pacotes de dados para acesso a internet e venda de musicas).
    • Descrição do problema: Uma grande dificuldade das pessoas hoje em dia é manter suas informações centralizadas e atualizadas, seja com seus próprios dispositivos, seja com seu círculo de relacionamento (empresa, família, amigos, etc). Assim, muitas pessoas buscam uma solução unificada para resolver vários problemas, como compartilhar suas fotos com a família, combinar uma ida à um show com os amigos, indicar o caminho da matriz/filial mais próxima para um cliente, enviar um aplicativo interessante para seus amigos, etc.
    • Esboço da solução proposta: Uma solução para os problemas mencionados seria a criação de um ambiente multimídia com compartilhamento de informações entre os contatos (de sua rede social - isto é, os contatos presentes em seu dispositivo). Desta forma, poderia-se compartilhar as fotos, vídeos, músicas, ou combinar uma ida ao bar e mandar o convite aos interessados, ou indicar um local de interesse, compartilhar seu aplicativo, e assim por diante. Também pode-se usar o sistema de recomendação, selecionando-se o tipo de informação desejada, como por exemplo um restaurante japonês, e pedir ao sistema que encontre os melhores resultados perto de sua posição atual. Em seguida pode-se avaliar o restaurante ou sugerir outros melhores.

  • Caracterização das partes interessadas e dos usuários: A princípio o foco é nos grandes usuários de redes sociais e dispositivos móveis e/ou telefones celulares, que desejam mais integração entre as funcionalidades de seus dispositivos, ampliando seu uso e facilitando tarefas. O produto se destina, secundariamente, a toda pessoa interessada em qualquer uma das funções disponíveis, desde o gerenciamento de conteúdo próprio até compartilhamento de eventos. A manutenção do sistema será feita pelo desenvolvedor, contando com retorno dos usuários para bugs ou novas funcionalidades. O sistema poderá ser atualizado automaticamente ou sob demanda, de acordo com o tipo de atualização (brecha de segurança, falha crítica, novas funcionalidades, etc).

  • Contexto da inserção do artefato tecnológico: O aparelho celular hoje é uma realidade universal, presente tanto em países em desenvolvimento como nos países desenvolvidos, usado por todas as faixas etárias. Segundo um levantamento da Informa Telecoms and Media [1], já há um celular para cada dois habitantes da Terra, número três vezes maior que o número de computadores pessoais [3]. Diante dessa penetração generalizada, a tecnologia móvel pode se tornar o centro das próximas revoluções em tecnologia de informação, principalmente em relação a inclusão digital, visto o baixo custo do aparelho e o surgimento de plataformas de aplicações móveis como o Android. Em reportagem da BBC sobre a revolução invisível da tecnologia móvel [4], é apontada a importância do desenvolvimento de softwares para aparelhos móveis, principalmente em países pobres: "(...)A questão que devemos nos perguntar, então, não é "como podemos comprar, manter e fornecer energia para um laptop para cada professor escolar" (menos ainda para cada estudante), mas sim "que software móvel podemos criar que realmente adicionaria valor para um professor escolar (ou estudante, ou profissional de saúde, ou homem de negócios) e que pode rodar no computador que eles já têm no bolso?" .
  • Considerações e restrições: O produto é feito para usuários de dispositivos móveis, principalmente celular. Portanto deve-se considerar as limitações de operabilidade do usuário, que deve, sem dificuldades, usar o produto com a interface disponível (teclas do celular). Sabemos também que usuários de celular possuem renda e nível de instrução mais variáveis que usuários de computador, o que implica uma necessidade ainda maior de haver uma interface simples para que a maioria não tenha dificuldades.

  • Características marcantes da solução proposta: A proposta é inovadora quanto a plataforma usada e o enfoque. Redes sociais já existentes como orkut ou multiply são direcionadas para usuários caseiros. O projeto MAIS tem um enfoque na mobilidade, simplicidade e eficiência de seu uso. Ao contrário das demais redes sociais o usuário não irá ficar vários minutos sentado, mandando mensagens para amigos, escrevendo textos, etc. Em vez disso ele adicionará recomendações e visualizará as sugestões de outros usuários no seu assunto de interesse. Tudo de forma simples, de maneira a encontrar rapidamente o que procura.

  • Funcionalidades:
    1. Criar um perfil de usuário com informações relevantes que podem ser compartilhadas com outros usuários, tais como Cidade, assuntos de interesse, e-mail, etc;
    2. Aproveitamento dos contatos da agenda, criação novos contatos;
    3. Dividir contatos em grupos;
    4. Compartilhar conteúdo multimídia e eventos entre usuários, selecionando níveis de privacidade (pessoal, grupo, todos contatos ou todos usuários do MAIS);
    5. Manter uma agenda prática com eventos;
    6. Sugerir locais ou conteúdo multimídia, dar nota para eles, e classificá-lo em uma das áreas disponíveis (alimentação, lazer, programas, filmes, eventos, entre outros);
    7. Visualizar sugestões mais bem avaliadas de acordo com restrições de local (mundo, país, estado, cidade, alguma distancia em metros) e privacidade;
    8. Fazer comentários, em texto, sobre as sugestões.
  • Premissas:
    1. Usuários desejam compartilhar conteúdo;
    2. Usuários desejam conhecer novidades;
    3. Celular suporta o processamento dos dados e sua exibição ao usuário;
    4. Suporte da agenda de contatos à criação de grupos de contatos;
    5. Suporte da rede de internet móvel ao fluxo de dados necessário;
    6. Existência de servidor central como intermediário entre recomendações e sugestões;
    7. Interesse das Operadoras no consumo maior de dados pelos seus clientes;
    8. Interesse de Empresas em anunciar produtos e locais em dispositivos móveis;

  • Tarefas a serem apoiadas: Os usuários vão usar o MAIS como uma agenda de contatos e um sistema de auto-recomendação e sugestão. Usuários menos frequentes provavelmente usariam a agenda e o sistema de auto-recomendação, ou seja, coisas mais rápidas. Usuários mais frequentes se aventurariam mais com o sistema, adicionariam e visualizariam mais conteúdo, bem como os avaliariam mais. Assim é importante que as funcionalidades usadas com mais frequência sejam de mais fácil uso. Entretanto as demais não podem ser complicadas, pois elas são as funcionalidades principais em relação ao crescimento quantitativo e qualitativo do sistema.

  • Materiais de apoio ("interface estendida"): Obter suporte às funcionalidades já existentes do Google, como GoogleMaps, GoogleAgenda, GMail, e outros. Essas funcionalidades serão de suma importância, visto que atingem uma imensa quantidade de pessoas ao redor do mundo todo, e terão um efeito atrativo sobre o produto, melhorando sua aceitação e gerando mais marketing ao redor do mesmo.

  • Requisitos de usabilidade: O usuário deve estar conectado em rede para a maioria das operações. Seus contatos devem também possuir o MAIS para uma parte significativa das funcionalidades.

  • Referências:
    • [1] Global cellphone penetration reaches 50 pct (http://investing.reuters.co.uk/news/articleinvesting.aspx?type=media&storyID=nL29172095), acessado em 03/04/2008.
    • [2] Informa Telecoms & Media: Mobile Social Networking growth accelerates: Revenues could reach US$52 billion by 2012; High growth is multi-dimensional, many new opportunities emerging - (http://ip-telephony.tmcnet.com/news/2008/02/11/3262827.htm), acessado em 03/04/2008.
    • [3] Worldwide PC Numbers to Hit 1B in 2008, Forrester Says - (http://www.cio.com/article/118454/Worldwide_PC_Numbers_to_Hit_B_in_Forrester_Says), acessado em 03/04/2008.
    • [4] Africa Has Computers; What They Need is Software - http://gadgets.boingboing.net/2008/01/17/africa-has-computers.html
  • Glossário: 1) Dispositivos móveis - PDAs, celulares, e outros dispositivos com acesso à rede de telefonia celular

2) Bug - problema no funcionamento do produto

3) Multimídia - agrega conteúdo como vídeos, fotos, programas, arquivos, etc.

Um comentário:

hans disse...

Muito bem escrito o "documento de visão". O grau de sofisticação é bastante elevado.