quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bino

Nome: Setembrino Correia de Souza (Bino)
Profissão: Caminhoneiro
Idade: 40 anos
Escolaridade: 1º Grau Completo
Tipo de usuário: Usuário freqüente de funções básicas do celular (voz e SMS). Tem dificuldade em usar outras funções, como acessar a Internet.

A segunda casa de Bino é a boléia de seu caminhão. Há mais de 20 anos percorre as estradas levando mercadorias para todos os cantos do Brasil, de vilarejos remotos às grandes capitais. Costuma passar mais de 15 dias fora de casa, e para aguentar a saudade da família e amigos costuma recorrer ao seu celular. É um usuário típico da telefonia móvel: na maior parte do tempo usa apenas poucas funções do aparelho, como efetuar e receber ligações ou SMS.

Recentemente Bino comprou um celular com suporte ao sistema operacional Android da Google. Ficou empolgado quando o vendedor mostrou-lhe as possibilidades criadas pelos aplicativos, principalmente os relacionados a redes sociais. Bino faz muitos amigos por onde passa, e gosta de manter contato para saber das novidades e trocar informações úteis para suas viagens. Soube que agora poderia visualizar seus colegas caminhoneiros em um mapa em tempo real e trocar dicas sobre eventos e serviços interessantes nas localidades por onde ele passa, inclusive através de arquivos multimídia, como fotos e vídeos.

Bino é um caminhoneiro preocupado com a alimentação. Tem muito cuidado com as condições do local onde faz suas refeições, especialmente em relação a higiene na preparação dos alimentos. Agora ao percorrer uma nova estrada não precisa mais depender da sorte para encontrar um bom local, com preços acessíveis. Tem ao alcance de sua mão um guia construído por seus amigos viajantes, com notas e detalhes dos locais por onde ele passa.

Dentre as diversões preferidas de Bino, dançar é sua preferida. É um exímio forrozeiro, e esteja onde ele estiver, quer saber onde acontece os melhores forrós e combinar com amigos uma cervejinha em dias de folga. Com o Android, Bino não precisa mais sair da boléia de seu caminhão pra ficar por dentro dessas informações, basta acessar o guia de eventos compartilhado pelos contatos de seu celular e procurar o melhor baile da região.

Mas Bino nunca usou um computador, e seu novo aparelho de celular é muito parecido com um PC, principalmente em relação a autonomia de execução de aplicações. Somado a isso, é a primeira vez que Bino acessa a Internet, para ele até então uma realidade muito distante de seu cotidiano. Teme não conseguir lidar com essa nova tecnologia ou que ela exija muito tempo para ser aprendida.

Objetivos:
  • Trocar informações e arquivos multimídia com seus familiares, amigos e colegas caminhoneiros.
  • Tornar suas viagens mais seguras e confortáveis, tendo acesso a mais informações sobre a estrada e sobre as localidades por onde ele passa.
  • Usufruir das facilidades dessa tecnologia sem ser obrigado a gastar muito de seu tempo aprendendo a manuseá-la.

Restrições:
  • Pouca facilidade com tecnologia e escolaridade baixa.
  • Dispõe de pouco tempo para aprender a utilizar a ferramenta.

Nenhum comentário: